Automação Industrial

Automação Industrial trata da aplicação de novas tecnologias, tanto da área de processos quanto softwares e/ou equipamentos, numa empresa, processo ou até uma única máquina, com o objetivo de aumentar a eficiência, maximizar a produção, reduzir desperdício de matéria-prima e insumos (inclusive água e energia), controlar a emissão de resíduos e aumentar as condições de segurança de uma maneira geral, seja material, humana ou de informações, neste caso com intenso uso de Tecnologias da Informação (TI). Trata-se de uma evolução da mecanização, pois o intuito é colocar o fator humano no comando, sem contato direto com a produção.Sua aplicação é extensa, sendo utilizada, por exemplo, na indústria automobilística, indústria química, mineração, papel e celulose e praticamente toda aplicação que envolva um processo estável, realizado por máquinas elétricas ou eletromecânicas e pessoas.

São diversos os dispositivos que podem ser utilizados para Automação Industrial, variando de computadores e dispositivos similares a controladores lógicos programáveis, microcontroladores, SDCDs (Sistemas Digitais de Controle Distribuído), CPLs (Controladores Lógicos Programáveis) e até robótica. Estes dispositivos realizam tarefas automaticamente, ininterruptamente, com taxa de erros muito menor e sem colocar em risco o ser humano.

Os sistemas de Automação Industrial podem, muitas vezes, ser conectados aos sistemas de gestão das empresas, o que permite o acompanhamento online da produção, agilizando o processo de gestão e aumentando a confiabilidade das decisões dentro da empresa.

Uma evolução dos sistemas de Automação Industrial são os sistemas para Automação Residencial – que englobam condomínios (residenciais ou corporativos), apartamentos ou residências – e permitem integrar e controlar elementos como iluminação, ar-condicionado, distribuição de áudio e vídeo, abertura de portas, alarmes e câmeras, acionando diretamente cada um deles através de um simples controle remoto, smartphone ou tablet.

Aliada a Automação Industrial temos hoje o também crescente segmento da Eficiência Energética.

Engenharia | Automação Industrial | Redes&Cia

Engenharia | Automação Industrial | Redes&Cia

Eficiência Energética

Engenharia | Eficiência Energética | Redes&Cia

Engenharia | Eficiência Energética | Redes&Cia

Eficiência Energética é ter a correta utilização da energia, seja por reduzir fontes de desperdício, como usar equipamentos mais eficientes ou automatizar tarefas como iluminação do escritório e ar-condicionado, traz hoje um custo-benefício notável, sendo um investimento de baixíssimo risco e alto retorno. Por exemplo, substituir a iluminação tradicional de um galpão de fábrica por um sistema com lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz) pode significar uma economia de até 70%, fazendo com que o investimento se pague em curto prazo. Num projeto novo, a iluminação por LED pode trazer economia ainda maior, pois demanda um cabeamento elétrico com menor capacidade. Isso sem contar na durabilidade destas lâmpadas, que chegam a funcionar por mais de 50.000 horas.

Para utilizar ao máximo as tecnologias para Automação Industrial e Eficiência Energética e realmente usufruir de seus benefícios, deve-se procurar uma empresa idônea, com anos de experiência e profissionais qualificados para atuar nos mais diversos segmentos, e a Redes&Cia tem o know-how para atuar em conjunto com sua empresa para oferecer a melhor solução, adequada à sua necessidade e capacidade de investimento.

Telecomunicações

Implantação e Manutenção

Serviços Profissionais

Soluções integradas

Suporte/Outsourcing

Gestão Proativa
FALE COM UM CONSULTOR

Soluções Completas em Engenharia

Você encontra aqui na Redes&Cia
FALE COM UM CONSULTOR