Descrição do Projeto

Vitallis – Projeto Laserway e Data Center- Rede Local de Fibra Óptica

Após ser adquirida pelo grupo de saúde colombiano Colsanitas por cerca de R$ 40 milhões, a operadora de planos de saúde mineira Vitallis investiu em novas instalações na capital mineira. A nova sede da empresa conta com uma rede local de computadores com a tecnologia mais avançada da atualidade e é o primeiro case do tipo em Minas Gerais.

A infraestrutura da nova sede da empresa inaugurada no último mês de Outubro, em Belo Horizonte, foi projetada e executada pela Redes&Cia com a solução Laserway da Furukawa. Foi um grande projeto e muito bem sucedido. Agora, a Vitallis incorpora um sistema totalmente óptico, que permite grande estabilidade e velocidade de conexão aos seus usuários, podendo prover serviços de comunicação de dados, telefonia IP, videoconferência, monitoramento e controle de acesso de forma simples e gerenciada. A nova rede da Vitallis pode ser expandida de acordo com a demanda, sem a necessidade do lançamento de novas fibras, e o equipamento ativo principal pode ser ampliado apenas com a instalação de mais módulos de serviços. Ainda entre as muitas vantagens desta solução aplicada está o controle dos pontos da rede, que é feito por um equipamento central, facilitando as configurações de segurança e minimizando significativamente os riscos de invasões.

A solução Laserway traz importantes reduções em investimentos de CAPEX e OPEX.

CAPEX: com uma redução significativa de ocupação de espaço – cada porta de equipamento pode atender até 64 diferentes serviços, pode-se prever salas técnicas menores e sem infraestrutura exclusiva para sistemas de ar condicionado, energia estabilizada e periféricos. Em casos extremos, podem ser reduzidas a um armário óptico.

OPEX: a operação e manutenção da rede são simplificados por conta das salas técnicas menores, menos ativo e consequentemente menor quantidade de pontos de falha, controle de todos os pontos atendidos a partir de um único equipamento. Porém, o maior impacto está na redução do consumo de energia, podendo chegar em até 70%.

Para o caso específico da Vitallis foi projetado uma solução do tipo distribuída com interligação entre racks secundários dos pavimentos de forma redundante ativa, ou seja, os backbones entre andares além da redundância física dos cabos passando por rotas diferentes solicitada pelo cliente, acrescentamos a redundância ativa, onde os cabos estarão ligados em módulos redundantes e splitters com portas redundantes. Caso aconteça algum sinistro em uma das rotas a outra assumirá automaticamente sem percepção dos usuários.

Dos racks de distribuição até as áreas de trabalho foram utilizados services cables de 08 fibras ópticas terminados em pontos de concentração (DIOs), estes pontos de concentração atendem até 08 ONTs e consequentemente até 16 usuários em um raio de 10 metros.

O cliente ainda recebeu o Certificado de Garantia Estendida de 25 anos para a solução passivos (cabos e acessórios ópticos). Também foi incluso no projeto o Certificado Green IT de responsabilidade sócio ambiental oferecido pela Furukawa.

A Furukawa em parceria com a Redes&Cia também ofereceu um curso de certificação Laserway para 03 funcionários da empresa, cobrindo 100% dos custos com o curso, viagem e hospedagem em Curitiba-PR.

Sobre a Redes&Cia

A Redes&Cia é uma empresa mineira provedora de serviços de Engenharia de Sistemas e Telecomunicações, somos a primeira empresa em Minas Gerais a projetar e executar uma rede local de fibra óptica com a solução Laserway. Além disso, somos especialistas na construção de Data Centers e Cabeamento Estruturado.

Sobre a Furukawa

A Furukawa Industrial S.A., no Brasil, faz parte de um grande grupo de destaque no segmento de telecomunicações. A Furukawa é um dos maiores fabricantes mundiais de fibras ópticas, inclusive detendo patentes de fibras utilizadas em redes de alta velocidade e é a fabricante de todo o sistema de fibra óptica local Laserway. A unidade Industrial de Curitiba é reconhecida dentro do Grupo como Centro de Excelência para a América Latina na fabricação de cabos ópticos e metálicos.

Sobre a Vitallis

A Vitallis é uma operadora de plano de saúde moderna e ágil, que está presente no mercado desde 1996 e em 24 estados do Brasil. Possui grande expertise no segmento de planos de saúde, atendendo as necessidades nossos clientes. Integra o Grupo Sanitas Internacional, grupo empresarial especializado na área da saúde, composto por empresas de grande porte de prestação de serviços em saúde, com infraestrutura clínica e hospitalar e por empresas com forte atuação social, inclusive na área da educação.

Primeira garantia estendida Laserway da América Latina