Descrição do Projeto

Case Cidade Digital – Projeto Educação Conectada – Lavras (Fibra Óptica)

A cidade de Lavras, MG, é uma das principais cidades de Minas Gerais e um de seus pontos fortes é o bom nível educacional da sua população. E agora uma iniciativa do Governo Municipal vai resultar numa revolução tecnológica nunca vista na Educação Básica Pública do Brasil.

Trata-se do projeto Educação Conectada, que irá integrar todas as escolas municipais através de uma rede de fibra óptica, permitindo disponibilizar todo o conteúdo didático através da internet via tablets que serão disponibilizados para todos os estudantes da rede pública, além de diretoras, supervisoras e professores. Lavras será a primeira cidade em todo o país a oferecer um programa como este para 100% dos estudantes da Educação Básica. Com isso a cidade terá uma infraestrutura de comunicação preparada para se tornar uma Cidade Digital.

Cidade Digital é a cidade com iniciativas que visam diminuir a distância entre cidadãos, governos e instituições através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Ela traz benefícios para a gestão do município e atendimento ao cidadão, inserindo-se na moderna sociedade da informação e oferecendo aos seus cidadãos ferramentas digitais como extensão natural de seu modo de vida.

Benefícios

Serão muitos os benefícios imediatos e futuros, com destaque para:
  • Modernização da comunicação e serviços administrativos das unidades educacionais;
  • Interligação de todas as unidades da Secretaria de Educação do município aos servidores centrais de gestão através de uma rede de alta velocidade. Isso aumentará a agilidade do atendimento à população e o cadastro de alunos, entre outros serviços;
  • Instalação futura de rede sem fio (wireless) com acesso à internet para a população;
  • Oferta de projetos para inclusão digital, com cursos de informática gratuitos e consulta a serviços públicos.
  • Futura instalação de sistema de câmeras de vigilância com gerenciamento centralizado;
  • Integração de outras unidades municipais como URPA, Prefeitura, Cultura, Saúde, e demais serviços.

A Redes&Cia tem o privilégio de ser a empresa responsável pela implantação inicial da Cidade Digital para o projeto Educação Conectada. Foi utilizada tecnologia de ponta para o desenvolvimento do projeto da rede óptica, que está dimensionada para que todos os serviços possam trafegar na rede com uma excelente qualidade e altíssima velocidade de conexão. Este projeto foi desenvolvido de acordo com as necessidades da Secretaria de Educação e do Departamento de TI da Prefeitura de Lavras.

Detalhes Técnicos

Conheça os detalhes do projeto de instalação da fibra óptica:
  • Utilização de tecnologia FTTB (Fiber to the Building) para o backbone e terminações;
  • Atendimento na primeira fase de mais de 30 pontos;
  • Evolução de atendimento para quase 100 unidades municipais nas fases seguintes;
  • Instalação de 35 quilômetros de fibra óptica em toda a cidade;
  • Gerenciamento e manutenção da rede óptica feito pela Redes&Cia;
  • Utilização de equipamentos de alta capacidade, proporcionando uma banda disponível superior a 1Gbps em cada ponto do anel.
e-Books sobre Fibra Óptica - Redes & Cia