Descrição do Projeto

Porto Seguro – Projeto Água Branca – Cabeamento Estruturado

A Corporação Porto Seguro teve origem com a fundação da Porto Seguro Cia. de Seguros Gerais em 1945. Hoje ela atua em todos os ramos de Seguros – Automóvel, Saúde Empresarial, Patrimonial, Vida e Transportes – e em negócios sinérgicos com a atividade principal como Previdência, Consórcio de Imóveis e Automóveis, Administração de Investimentos, Financiamento, Capitalização e Cartão de Crédito, Proteção e Monitoramento, Serviços a Condomínios e Residências e Telecomunicações. Emprega diretamente 13 mil funcionários, além de 12 mil prestadores, por meio de suas 23 empresas. Possui 135 sucursais e escritórios regionais para atender mais de 24 mil Corretores de Seguros e mais de seis milhões de clientes em todo o país, tendo também o controle de uma seguradora com o mesmo nome no Uruguai.

Em busca de soluções tecnológicas para expansão de suas instalações e melhora do fluxo e armazenamento de informações, a Porto Seguro resolveu adotar a solução de cabeamento estruturado categoria 5e utilizando fibra óptica em seu novo edifício Água Branca em São Paulo.

Para atender a este desafio, a Porto Seguro manteve o padrão Furukawa já utilizando em suas outras instalações e foram convidadas a participar apenas empresas instaladoras que possuíssem em seus quadros profissionais treinados junto ao fabricante e em órgãos ou empresas independentes de treinamento baseado em normas. Além disso, deveria ser fornecido um certificado de garantia estendida de 25 anos para o projeto.

A Redes&Cia foi a escolhida para realizar a tarefa, finalizada no prazo curtíssimo de 35 dias, para acompanhar o cronograma acelerado da obra. Com a alocação de 19 profissionais que elaboraram o projeto e a instalação e trabalharam em parceria com a construtora responsável pelas obras civis/elétricas, foi possível a entrega de 34 racks, 3.400 pontos de cabeamento estruturado e backbone óptico de 10Gbps nos sete pavimentos e dois subsolos. Normalmente um projeto deste porte seria executado em pelo menos 90 dias.

Detalhes Técnicos

Conheça os detalhes do projeto de cabeamento estruturado:
  • Duração total de 35 dias;
  • Equipe da Redes&Cia foi composta por 16 técnicos, dois supervisores e um gerente de projetos;
  • Instalação de rede lógica (Dados/Voz/CFTV) para todo o edifício, composto de sete pavimentos e dois subsolos, totalizando 3.400 pontos;
  • Instalação de backbone óptico 10Gbps em fibras OM3, totalizando mais de 6.000 metros de cabos ópticos/telefônicos/coaxiais instalados em todo o edifício;
  • O backbone foi previsto de forma redundante (anel óptico), possibilitando que no caso de eventuais falhas o sistema utilize trajetos alternativos para transmissão dos dados.

Obstáculos

Principais obstáculos enfrentados:
  • Ambiente totalmente tomado por diversas empresas e operários de outros escopos (piso elevado, civil, pintura, elétrica, ar condicionado, etc.);
  • Prazo de entrega agressivo.
e-Books sobre Cabeamento Estruturado