Fibra óptica em redes LAN

Fibra óptica em redes LAN

As redes locais são predominantemente estruturadas a partir de cabeamento metálico. Contudo, com a busca por maior eficiência, desempenho e economia a tecnologia de fibra óptica em redes LAN tem se posicionado como uma opção viável.

Com o intuito de analisar os benefícios da solução Laserway da Furukawa para redes locais, o nosso gerente de projetos esclarece algumas características dessa tecnologia, abordando tópicos como os seguintes:

 

1. Infraestrutura Simplificada:

Com a diminuição de salas técnicas, eletrocalhas e dutos devido ao fato de que cada fibra pode distribuir informação de vários usuários para cada porta óptica da OLT.

2. Diminuição do Consumo de Energia:

Devido à diminuição do número de salas técnicas necessárias para a rede local, também diminui a necessidade de equipamentos para refrigeração e alimentação elétrica das salas. Além deste fator, os equipamentos da solução Laserway apresentam um baixo consumo de energia por transmitirem dados por um meio óptico.

3. Melhor Controle de Banda:

Como o uso de fibra óptica em redes LAN os equipamentos OLT e ONTs estão localizados somente nas terminações da rede, o controle da banda utilizada em cada uma das ONTs se torna facilitado. Esta característica de ter o equipamento centralizador da comutação do tráfego em um ponto central da rede também se encaixa perfeitamente com o perfil de tráfego das redes locais atuais.

4. Rede à Prova de Futuro:

A rede de distribuição da solução Laserway, formada por fibra óptica, splitters e acessórios ópticos, tem uma capacidade de transmissão na ordem de Terabps (Terabits por segundo). É sabido que os equipamentos ativos, com o passar do tempo, têm aumentos significativos em suas taxas de transmissão de dados. A infraestrutura da solução implantada hoje já estaria pronta para suportar tais taxas.

5. Rede para Edificações Green Building:

Muitas das características da solução Laserway são essenciais para atender aos programas de incentivo ao uso de recursos eficientes, pois contribuem com a diminuição do consumo de energia, dos sistemas de refrigeração e da quantidade de material usada no cabeamento.

6. Economia de Investimentos:

A solução Laserway traz importantes reduções em investimentos CAPEX (custos dos materiais) e OPEX (custos de operação). CAPEX: com uma redução significativa de ocupação de espaço – cada porta de equipamento pode atender até 64 diferentes serviços, pode-se prever salas técnicas menores e sem infraestrutura exclusiva para sistemas de ar condicionado, energia estabilizada e periféricos. Em casos extremos, podem ser reduzidas a um armário óptico. OPEX: a operação e manutenção da rede são simplificados por conta das salas técnicas menores, menos ativo e consequentemente menor quantidade de pontos de falha, controle de todos os pontos atendidos a partir de um único equipamento. Porém, o maior impacto está na redução do consumo de energia, podendo chegar em até 70%.

Para conhecer os benefícios do uso de fibra óptica em redes LAN veja o vídeo.

Video sobre Fibra óptica em redes LAN